Mai 20, 2025
Arimatea

Arimatea

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado e aplaudido nesta terça-feira (20) ao participar de um evento em Brasília que reúne prefeitos de todas as regiões do país.

O petista compareceu à 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que contou com a presença de cerca de 12 mil gestores públicos, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.

Após receber as vaias, Lula respondeu à plateia e disse que atende a todos os prefeitos, independentemente dos partidos dos gestores municipais. Nesse momento, vaias e aplausos foram ouvidos uma vez.

"Eu queria fazer um apelo a vocês. Eu duvido que tenha um prefeito, de qualquer partido político, que um dia possa dizer que ele não foi atendido no governo por causa da sua filiação partidária. Não existe essa possibilidade. Nem de prefeito, nem de governador. Porque eu, quando vou atender um prefeito, um governador, eu não estou atendendo um representante de um partido, eu estou atendendo a uma pessoa que foi democraticamente eleita para representar os interesses do povo da cidade ou do estado", afirmou o presidente.

Além de Lula, participaram do evento nesta terça-feira:

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio
  • Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara
  • Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado
  • Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
  • Rui Costa, ministro da Casa Civil
  • Luiz Marinho, ministro do Trabalho
  • Camilo Santana, ministro da Educação
  • Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais
  • Marina Silva, ministra do Meio Ambiente
  • Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial
  • Carlos Fávaro, ministro da Agricultura
  • Márcio Macêdo, secretaria-geral da Presidência

No discurso, Lula saiu em defesa do chefe da Casa Civil, Rui Costa. Ele disse que o ministro é "tratado como se fosse um cara que não deixa as coisas acontecerem".

"Na verdade, todos vocês prefeitos devem ter um secretário que tem o mesmo papel que o chefe da Casa Civil. É fazer com que as coisas funcionem corretamente e que todos os secretários se dirijam a ele para que as coisas possam dar [certo]. Quero aproveitar, na frente dos prefeitos, agradecer o papel importante e relevante do Rui Costa", afirmou Lula.

Crítica a decisões do STF
Durante o evento, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fez críticas a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que buscam dar transparência e publicidade a emendas parlamentares destinadas para estados e municípios.

Ziulkoski disse que as determinações do Poder Judiciário têm dificultado o repasse de recursos do Orçamento para ações nas cidades.

"Agora com a nova lei, que foi a decisão do Supremo, que nós vamos discutir de tarde, que é a questão das emendas, o deputado não pode ser escravo porque ele prometeu e não chega lá [o recurso], mas não chega porque agora ele vai ter que apresentar o projeto, ele vai ter que discutir [...], limita tudo", reclamou Ziulkoski.

Vaiado no evento, Lula deu uma alfinetada no presidente da CNM, ao dizer que neste ano Ziulkoski voltou a ser "inflamado", sugerindo que nos anos anteriores o representante dos municípios não foi tão contundente com o presidente da República da ocasião.

g1
Portal Santo André em Foco

Um caminhão carregado com sacos de ração tombou no início da tarde desta terça-feira (20), na rodovia PB-051, entre os municípios de Mari e Caldas Brandão, na Paraíba. O motorista ficou preso às ferragens e foi retirado por pessoas que passavam pelo local.

De acordo com motoristas que presenciaram o acidente, o condutor perdeu o controle do veículo após identificar uma falha mecânica. O caminhão capotou e o motorista ficou preso na cabine.

Antes da chegada das equipes de emergência, pessoas da comunidade se mobilizaram para resgatar o homem. Imagens gravadas no local mostram o esforço da população no momento do socorro.

A vítima recebeu os primeiros atendimentos de uma ambulância da Prefeitura de Caldas Brandão. O Corpo de Bombeiros de Sapé também foi acionado. O caso foi assumido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Gurinhém, que fez o transporte do motorista.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde da vítima.

g1 PB
Portal Santo André em Foco

Trinta e seis máquinas caça-níqueis foram apreendidas em dezessete estabelecimentos comerciais em cinco municípios do Brejo paraibano, durante uma operação conjunta nesta terça-feira (20). Participaram da ação as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e também a Lotep.

Os alvos foram nas cidades de Guarabira (3), Belém (3), Alagoinha (5), Itapororoca (3) e Cacimba de Dentro (3). A força-tarefa busca combater a exploração de jogos de azar nos estabelecimentos comerciais suspeitos de manterem os jogos eletrônicos de forma irregular.

Treze responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à 8ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Guarabira, e serão investigados por explorar jogo de azar.

g1 PB
Portal Santo André em Foco

A vacinação contra a gripe (influenza) foi ampliada para toda a população a partir dos 6 meses de vida na Paraíba. O anúncio foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (20) e a vacina pode ser aplicada a depender da disponibilidade de doses da vacina nos municípios.

A medida de ampliar o público da vacina leva em consideração a recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo proteger a população em geral, a fim de reduzir a demanda por atendimentos ambulatoriais e internações provocadas pelo vírus da gripe em todo o estado.

Desde o início da campanha de vacinação, no dia 31 de março, foram distribuídas 1.234.500 doses da vacina contra a gripe na Paraíba. Até o momento, 417.722 pessoas dos grupos prioritários receberam o imunizante.

Quando apenas os grupos de maior risco – crianças, gestantes e idosos – são considerados, é possível identificar uma cobertura vacinal de 29,93%, com o total de 296.976 doses aplicadas até o momento.

De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara Fernandes, a decisão se dá em um momento de sazonalidade do vírus da Influenza A no território paraibano (período em que há uma circulação da gripe com mais intensidade e mais casos da doença).

“Embora nosso objetivo seja proteger também quem não estava contemplado nos grupos prioritários, principalmente nesta época sazonal, é fundamental continuarmos priorizando os grupos mais vulneráveis às complicações da doença, como crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades”, explicou Márcia.

g1 PB
Portal Santo André em Foco

O novo dono do Hotel Tambaú, Ruy Gaspar, proprietário do Grupo Occean, afirmou que pretende reabrir o local no final de 2026 e investir mais de R$ 100 milhões na reestruturação da estrutura do prédio. Na semana passada, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o grupo do Rio Grande do Norte passe a administrar o cartão-postal de João Pessoa.

As declarações aconteceram em uma entrevista coletiva realizada em João Pessoa, nesta terça-feira (20), em um hotel no bairro do Jardim Oceania. O proprietário afirmou que, após a obtenção da carta de arrematação, que deve ocorrer depois da decisão favorável da Justiça, será possível tomar posse do hotel e iniciar os projetos de renovação com profissionais locais da Paraíba.

A disputa pelo hotel envolve o grupo Occean e a Ampar Hotelaria, da Paraíba. Sobre a decisão do STJ na última semana, o grupo Ampar afirmou ao g1 que vai recorrer.

O proprietário detalhou os planos para revitalizar o Hotel Tambaú, enfatizando a importância de preservar a arquitetura original. Ele mencionou também a intenção de modernizar o interior do prédio e adicionar um parque aquático, inspirando-se na experiência de renovação de um hotel em Natal, também de propriedade do grupo.

“O que eu posso fazer, o que eu estou fazendo é procurando pessoas daqui da Paraíba para já dar andamento início em projetos, seja ele elétricos, hidráulicos, a parte de subestação, a parte de bombeiros, essas coisas todas. A gente sabe que está muito destruído, até pelas fotos e pelo que a gente já viu de cima, o hotel está totalmente abandonado. Acho que, diferentemente do antigo Parque da Costeira (hotel em Natal), vai precisar de um reforço estrutural”, disse.

Sobre manter a fachada e a arquitetura histórica do hotel, o novo dono afirmou que essa é a intenção do grupo. Também há a ideia de modernizar o interior e resolver problemas de umidade e infiltração, possivelmente substituindo as telhas existentes por uma laje de concreto que não comprometa a identidade visual do hotel.

“É uma coisa inegociável, a mudança da arquitetura. A arquitetura do Hotel Tambaru é a coisa mais linda e fantástica que existe. É uma joia que está muito mal cuidada, muito maltratada.E a gente vai mexer na parte interna, óbvio. Mas aquela parte externa da arquitetura, isso jamais, nunca. Só um louco faria um negócio desse. Ali é um cartão postal do mundo. Ele lembra da Varig, que é a nossa maior embaixadora, que a gente já teve na história”, ressaltou.

Ainda há também planos para as áreas externas que incluem a manutenção das quadras de tênis e a criação de um novo parque aquático para crianças, visando agregar valor ao hotel e atrair famílias.

Sobre o prazo de inauguração em 2026, ele ressaltou que isso pode sofrer variação, por conta das questões jurídicas e também por conta dos aspectos que compreendem qualquer obra.

“Meu sonho seria o réveillon de 2026 para 2027. Eu acredito que isso é possível. Não sei exatamente o número de apartamentos que aqui vai ficar, mas em um hotel que revitalizamos em Natal levamos 1 ano e meio, só que não vou repetir essa experiência, porque lá fizemos ‘meio atropelado’. Aqui, pretendo só começar quando tiver tudo aprovado, na prefeitura, nos órgãos locais, e não sei quanto tempo levará isso”, ponderou.

Segundo o proprietário, o hotel em pleno funcionamento pode gerar entre 250 e 300 empregos. O nome do hotel também pode ser mudado, de acordo com o dono, podendo passar a ser chamado de “Occean Tambaú” ou alguma variação.

Decisão da Justiça
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade da quarta turma, no dia 13 de maio, que a posse do Hotel Tambaú, cartão-postal de João Pessoa, passa a ser do grupo Occean, anteriormente chamado de A. Gaspar, sediado no Rio Grande do Norte. O hotel foi leiloado duas vezes e a briga judicial em torno da sua posse se estende desde 2021.

A briga na Justiça já passou por diferentes instâncias. No STJ, os ministros reestabeleceram a decisão que valida o resultado do segundo leilão envolvendo o prédio do hotel. Este leilão teve o grupo potiguar como vencedor. ( veja a cronologia da disputa abaixo).

Entenda passo a passo a briga judicial que envolve o Hotel Tambaú, de acordo com os autos do processo

  1. Hotel Tambaú é arrematado em leilão por R$ 40,02 milhões pelo grupo A. Gaspar (renomeado para Grupo Occean), do Rio Grande do Norte, em outubro de 2020
  2. Grupo A. Gaspar desiste do leilão e vencedor é o segundo colocado, o jornalista e advogado paraibano Rui Galdino, que deu um lance de R$ 40 milhões
  3. Rui Galdino afirma que na verdade o seu lance foi de R$ 15 milhões, e não de R$ 40 milhões, e também desiste do leilão
  4. Juiz convoca um segundo leilão
  5. Rui Galdino volta atrás e diz que pagaria os R$ 40 milhões do primeiro leilão
  6. Rui Galdino paga sinal e a comissão do leiloeiro para adquirir o hotel e divide o restante em 12 vezes, mas não paga as parcelas
  7. Grupo A. Gaspar vence segundo leilão com lance de R$ 40,6 milhões, em fevereiro de 2021
  8. Grupo A. Gaspar paga a primeira parcela devida para adquirir o hotel e divide o restante em 80 vezes
  9. Rui Galdino é substituído no processo pelo político e empresário paraibano André Amaral, sócio da Ampar Hotelaria
  10. Em junho de 2022, Ampar quita as parcelas atrasadas e as pendentes do lance feito por Rui Galdino no primeiro leilão, paga impostos como ITBI e taxas do Patrimônio da União e formaliza documentações para se consolidar como dona do Hotel Tambaú
  11. Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anula o segundo leilão e confirma o resultado do primeiro leilão, com a vitória do segundo colocado Rui Galdino
  12. Grupo A. Gaspar argumenta que a Ampar não participou do leilão e recorre da decisão do TJ-RJ ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)
  13. A. Gaspar segue pagando as parcelas devidas do segundo leilão

STJ decide em favor da A. Gaspar e concede a empresa subsidiária o direito de posse do hotel.

O Hotel Tambaú
O Hotel Tambaú, um dos principais cartões-postais da orla de João Pessoa, foi inaugurado no início da década de 1970 e foi um marco arquitetônico e turístico da cidade. Mas o hotel teve que ser leiloado para pagamento de dívidas da Rede Tropical de Hotéis, que pertencia à antiga Varig.

O hotel foi construído nas areias da praia de Tambaú na década de 1970. Até então, a área era bem diferente. A historiadora Maiara Belo explica que até antes da década de 50, a área era majoritariamente ocupada por pescadores. Com a construção da Avenida Epitácio Pessoa, que liga o Centro à praia, houve uma reforma urbana, em que a elite que vivia na região central - onde a cidade nasceu - começou a migrar para a orla.

São ao todo 173 apartamentos, quase todos com vista para o mar ou para os jardins internos. Seu projeto arquitetônico é assinado por Sérgio Bernardes.

O hotel fazia parte da Rede Tropical de Hóteis, que pertencia à antiga Varig. A partir de 2006, passou por diversas dificuldades, até fechar as portas em 2020. Em 2020 e 2021, houve leilões para pagamento de dívidas da rede e o local chegou a ser arrematado duas vezes, mas houve questionamentos na justiça.

g1 PB
Portal Santo André em Foco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta terça-feira (20), um alerta laranja de perigo de acumulado de chuvas para João Pessoa e mais 35 municípios da Paraíba. Além do alerta laranja, o Inmet emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, que abrange 92 municípios paraibanos. Veja a lista de municípios afetados no fim da reportagem.

?Perigo: O alerta laranja de alto grau de perigo de chuvas intensas prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

?Perigo potencial: Para os municípios que estão sob o alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

E, em ambos os casos, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. É solicitado também para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Cidades em alerta laranja de perigo acumulado de chuvas
Alhandra
Araçagi
Aroeiras
Baía da Traição
Bayeux
Caaporã
Cabedelo
Caldas Brandão
Capim
Conde
Cruz do Espírito Santo
Cuité de Mamanguape
Gurinhém
Itabaiana
Itapororoca
João Pessoa
Juripiranga
Lucena
Mamanguape
Marcação
Mari
Mataraca
Mogeiro
Natuba
Pedras de Fogo
Pilar
Pitimbu
Riachão do Poço
Rio Tinto
Salgado de São Félix
Santa Rita
São José dos Ramos
São Miguel de Taipu
Sapé
Sobrado
Umbuzeiro

Cidades em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas
Alagoa Grande
Alagoa Nova
Alagoinha
Alcantil
Algodão de Jandaíra
Araçagi
Arara
Araruna
Areia
Areial
Aroeiras
Bananeiras
Barra de Santana
Barra de Santa Rosa
Barra de São Miguel
Belém
Boqueirão
Borborema
Cabaceiras
Cacimba de Dentro
Caiçara
Caldas Brandão
Camalaú
Campina Grande
Caraúbas
Casserengue
Caturité
Conceição
Congo
Cuité
Cuité de Mamanguape
Cuitegi
Curral de Cima
Curral Velho
Damião
Dona Inês
Duas Estradas
Esperança
Fagundes
Gado Bravo
Guarabira
Gurinhém
Ibiara
Ingá
Itapororoca
Itatuba
Jacaraú
Juarez Távora
Lagoa de Dentro
Lagoa Seca
Logradouro
Mamanguape
Manaíra
Mari
Massaranduba
Mataraca
Matinhas
Mogeiro
Montadas
Monteiro
Mulungu
Natuba
Pedro Régis
Pilões
Pilõezinhos
Pirpirituba
Pocinhos
Princesa Isabel
Puxinanã
Queimadas
Remígio
Riachão
Riachão do Bacamarte
Riacho de Santo Antônio
Salgado de São Félix
Santa Cecília
Santa Inês
Santana de Mangueira
São Domingos do Cariri
São João do Tigre
São José de Princesa
São José dos Ramos
São Sebastião de Lagoa de Roça
São Sebastião do Umbuzeiro
Serra da Raiz
Serra Redonda
Serraria
Sertãozinho
Solânea
Tacima
Umbuzeiro
Zabelê

g1 PB
Portal Santo André em Foco

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (19) a criação de um programa de parcelamento incentivado de débitos fiscais relacionados ao ICMS, com abatimentos expressivos em multas e juros. Os descontos podem chegar até 99% e existe possibilidade de parcelamento em até 60 vezes.

A medida será publicada por meio de Medida Provisória nos próximos dias no Diário Oficial do Estado (DOE-PB). O último Refis ocorreu há quatro anos.

O programa abrange débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024 e tem como objetivo, segundo o governador, fomentar a geração de emprego e renda, além de aliviar o fluxo de caixa das empresas em meio ao atual cenário de juros elevados.

Além de empresas, o novo Refis também contemplará pessoas físicas, incluindo aquelas com pendências relativas a multas aplicadas por órgãos como Procon, Sudema, Empreender, Agevisa e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O pagamento das dívidas tributáveis até dezembro do ano passado poderá ser feito com adesão a uma das oito opções. A primeira é a cota única à vista, com desconto de 99% nas multas e nos juros de mora.

Outras sete opções são parceladas: em 6 meses com desconto de 97% nas multas e juros de mora; parcelado de 7 a 12 meses com desconto de 95% nas multas e juros de mora; parcelado de 13 a 18 meses com desconto de 90% nas multas e juros de mora. (Veja todas as opções do parcelamento do Refis do ICMS abaixo).

Governo anuncia parcelamento de dívidas para empresas e pessoas físicas em até 60 vezes — Foto: Divulgação/Governo da Paraíba 

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, justificou a necessidade de abrir mais um programa de parcelamento incentivado de débitos fiscais para os contribuintes de ICMS a elevação contínua da taxa básica de juros pelo Banco Central.

“O aumento dos juros no Brasil, além de prejudicar as empresas, encarece o preço ao consumidor e reduz a demanda. A decisão do governo de instituir um Refis é para dar um apoio às empresas da Paraíba, melhorar o fluxo de caixa e manter os empregos”, justificou.

g1 PB
Portal Santo André em Foco

As seis dezenas do concurso 2.865 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 100 milhões.

Por se tratar de um concurso com final cinco, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Agência Brasil
Portal Santo André em Foco

Permanece a condição de muita nebulosidade em praticamente todo estado da Paraíba, associada, principalmente a configuração de ventos nos baixos níveis da atmosfera. Com isso, observa-se o deslocamento de aglomerados de nuvens de chuva oriundos do oceano Atlântico em direção à costa leste do Nordeste. No decorrer do dia são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada, por vezes forte, sobre áreas isoladas das regiões do Litoral, Agrestre e Brejo, podendo se estender de forma bem pontual sobre áreas das regiões do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão. Vale salientar, que as chuvas poderão ocorrer intercaladas por períodos sem chuva. Portanto, recomenda-se ESTADO DE ATENÇÃO no decorrer das próximas 48 horas. As temperaturas máximas registradas na tarde de ontem em Bananeiras; 26,2ºC, Cabaceiras; 32,5ºC, Campina Grande; 29,1ºC, João Pessoa; 29,7ºC, Monteiro; 29,5ºC, Patos; 35,1ºC , Picuí; 30,8ºC e Sousa; 34,2ºC e, as mínimas registradas na madrugada de hoje em Areia; 19,9ºC, Cabaceiras; 22,4ºC, Campina Grande; 21,5ºC, João Pessoa; 23,6ºC, Monteiro; 20,5ºC, Patos; 24,3ºC, Picuí; 21,7ºC e Sousa; 23,0ºC.


Fonte: AESA.
Portal Santo André em Foco

Página 1 de 6584
© 2019 Portal Santo André em Foco - Todos os Direitos Reservados.

Please publish modules in offcanvas position.