Abril 14, 2025
Arimatea

Arimatea

O Fluminense definiu um jogo nos minutos finais no Maracanã mais uma vez neste Brasileirão. A equipe comandada por Renato Gaúcho superou o Santos por 1 a 0, na noite deste domingo, em jogo da 3ª rodada. A partida marcou a estreia de Neymar na competição nacional, mas acabou sendo marcada por um gol de Samuel Xavier no penúltimo lance do duelo, diante dos mais de 46 mil presentes no Maracanã.

A partida não foi das melhores tecnicamente, mas o Tricolor foi superior - apesar de não ter criado muitas chances para assustar Gabriel Brazão - e mostrou mais vontade de chegar ao campo ofensivo. No fim, a equipe foi recompensada pelo gol de Samuel Xavier.

A ESTREIA DE NEYMAR
Neymar jogou os primeiros 50 minutos neste Brasileirão. O camisa 10 entrou depois do intervalo, mas mais discutiu do que ajudou tecnicamente. Apesar de ter melhorado a qualidade dos passes do Santos no campo de ataque e ter sido caçado, o meia discutiu algumas vezes com Samuel Xavier e chegou a levar um cartão amarelo por falta no lateral do Fluminense.

TABELA
O Fluminense chegou à segunda vitória consecutiva no Brasileirão e agora soma seis pontos. O Santos ainda não venceu e tem um ponto após três rodadas disputadas.

Ambos voltam aos gramados na próxima quarta-feira: o Tricolor enfrenta o Corinthians na Neo Química Arena, às 19h30, e o Santos mede forças com o Atlético-MG na Vila Belmiro, às 21h30.

ROTEIRO DE FILME
Samuel Xavier foi o personagem da partida. O lateral, que estava substituindo o lesionado Guga no time titular, teve disputas físicas e discutiu com Neymar em boa parte do segundo tempo. O camisa 2 se aventurou no ataque na reta final do jogo, arriscou um chute, viu a bola desviar em Escobar e morrer no ângulo. Gol da vitória tricolor.

ge
Portal Santo André em Foco

Com direito a "olé" gritado pela torcida visitante nos minutos finais, o Flamengo derrotou o Grêmio por 2 a 0 neste domingo, na Arena, pela terceira rodada do Brasileirão. Arrascaeta, com dois gols, materializou com bola na rede a superioridade rubro-negra.

Os vitoriosos chegaram aos sete pontos e à segunda posição do campeonato. Já o Tricolor amargou a segunda derrota em três rodadas e, com mais uma atuação sem brilho, viu a pressão sobre o técnico Gustavo Quinteros aumentar.

Primeiro tempo
Não houve tempo para respirar. No primeiro contra-ataque, o Flamengo abriu aos três minutos. Michael conseguiu passe no meio da defesa tricolor. Edenilson tentou cortar, mas o toque na bola serviu apenas para tirar Wagner Leonardo da jogada. Arrascaeta entrou na área sem marcação, driblou Tiago Volpi e calou os pouco mais de 20 mil gremistas presentes.

Após o gol rubro-negro, o ritmo do confrontou arrefeceu. O time de Filipe Luís era mais objetivo. Com três ou quatro toques, aproximava-se da área adversária. Aos 22 minutos, o Flamengo se aproximou do segundo com passe de Arrascaeta para Bruno Henrique, que recebeu com espaço, mas perdeu o tempo da jogada e finalizou com pouco ângulo para a defesa de Volpi.

Já o Grêmio, ao contrário do rival, era lento nos ataques e, quando levou alguma preocupação para a zaga flamenguista, foi por tentativas individuais de Braithwaite. Foi em uma tentativa de drible do dinamarquês que a bola teria batido no braço de Gerson. Jogadores e torcida gremista pediram pênalti — não marcado — e ficaram na bronca com a arbitragem.

A formação proposta por Quinteros, com Pavon pela direita, Edenilson por dentro e Cristaldo pela esquerda, fracassou. Ainda na primeira etapa, o treinador tentou corrigir ao inverter o lado de Pavon, colocar Edenilson na ponta e Cristaldo no meio, mas não houve efetividade.

Segundo tempo
Pressionada, em desvantagem e diante da sua torcida, a equipe de Gustavo Quinteros até tentou assumir as rédeas da partida. Ameaçou com dois chutes de Pavon, de fora da área, mas sem sucesso.

Enquanto os donos da casa tinham dificuldade na troca de passes, o Flamengo manteve a tranquilidade. Com toques rápidos e precisos, chegou ao segundo gol aos 21 minutos. Cebolinha conseguiu girar sobre Jemerson e escapar da marcação de João Pedro, descobrindo Arrascaeta em velocidade. Ao ingressar na área, o meia chutou rasteiro e garantiu a vitória.

Não foi o Grêmio quem esteve perto de descontar, mas sim o Flamengo próximo de ampliar, a exemplo de um chute de Cebolinha que passou à esquerda da meta, poucos minutos depois do segundo gol. Os donos da casa não tiveram força física — e nem substituições que surtissem efeito — para reagir. Para vibrar, a torcida gremista precisou se contentar com um belo chute de Alysson, que parou em grande defesa de Rossi, já aos 43. O lance sintetizou a atuação azul, limitada ao "quase" durante os mais de 90 minutos.

Como fica
O Flamengo vai aos sete pontos e briga no pelotão de cima da tabela, com duas vitórias e um empate em três jogos. O Grêmio cai para a 13ª posição, estacionado nos três pontos, e pode acabar a rodada mais abaixo.

Próximos compromissos
O Grêmio enfrenta o Mirassol fora de casa na próxima quarta-feira, às 19h, pela quarta rodada do Brasileirão. Será o último jogo antes do Gre-Nal do sábado, às 21h. Já o Flamengo recebe o Juventude, também na quarta, às 21h30min, e também tem clássico no sábado: o Vasco, às 18h30min, no Maracanã.

ge
Portal Santo André em Foco

Lucas Moura no camarote levando as mãos à cabeça diz muito sobre a partida desta noite de domingo no Morumbis. Um jogo de tempos opostos, que terminou sob vaias dos tricolores. O São Paulo abriu o placar com belo gol de Ferreira, em lançamento de Cédric, e o Cruzeiro empatou 13 minutos depois, com Kaio Jorge, por baixo das pernas de Rafael. É o terceiro empate em três jogos do Tricolor no Brasileiro. E a Raposa, com quatro pontos, chega ao 14º confronto seguido no ano sofrendo gol.

Como fica
O São Paulo soma três pontos - após três empates - e termina a partida em 15º lugar, enquanto o Cruzeiro chega a quatro pontos e se segura em 12º colocado até o momento.

Próximos jogos
O São Paulo entra em campo novamente às 19h da quarta-feira, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, pela quarta rodada do Brasileiro. O Cruzeiro, por sua vez, recebe o Bahia às 21h30 do mesmo dia.

Primeiro tempo
São Paulo e Cruzeiro fizeram um primeiro tempo longe de empolgação no Morumbis. Houve chances criadas para ambos os lados, com cinco finalizações de cada, mas apenas uma, da Raposa, acertou o alvo. Matheus Pereira construiu pelo time visitante as melhores chances, e Lucas Ferreira pelo mandante, mas sem oferecer grande perigo.

Segundo tempo
Tudo que faltou de emoção no primeiro tempo não demorou a chegar no segundo. Bastaram seis minutos para Cédric passar por trás de Lucas Ferreira e mandar na medida do cabeceio de Ferreira, que fez 1 a 0. Aí uma curiosidade: esta é a 14ª partida seguida que o Cruzeiro sofre gols - só não levou na estreia de 2025, dia 19 de janeiro, contra o Tombense, no Mineiro. O time, pelo menos, logo em seguida reagiu. Mandou uma bola de Villalba na trave aos 14 minutos e aos 19, Kaio Jorge, depois de escanteio, empurrou para o fundo do gol: 1 a 1. A eficácia, porém, parou aí. As demais chances criadas também foram fora do alvo, encerrando a partida aos 52 minutos sob vaias da torcida tricolor.

ge
Portal Santo André em Foco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou uma mensagem ao Congresso Nacional com o projeto de lei que autoriza o Banco do Nordeste do Brasil S.A. a constituir subsidiárias “integrais ou controladas”. A matéria foi publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União.

O Banco do Nordeste é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e atua na região Nordeste, além do norte de Minas Gerais e localidades do Espírito Santo. A instituição foi criada em 1952, pela Lei 1.649, para atuar no chamado Polígono das Secas, região do território brasileiro atingida periodicamente por prolongados períodos de seca. A empresa, então, assumiria a atribuição de prestação de assistência às populações, por meio da oferta de crédito.

Atualmente, o Banco do Nordeste está presente em 2 mil cidades, com sede em Fortaleza, capital do Ceará. A instituição está organizada sob a forma de sociedade de economista mista, de capital aberto e com mais de 90% do capital sob o controle do Executivo. Os principais clientes são agentes econômicos, institucionais e pessoas físicas, como produtores rurais.

De acordo com o banco, a empresa opera como órgão executor de políticas públicas, em especial com operacionalização do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), que é a principal fonte de recursos. “Sua aplicação volta-se à redução da pobreza e das desigualdades inter e intrarregionais, por meio do financiamento de setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, instrumento elaborado de forma conjunta por órgãos federais e estaduais”.

Agora, Lula propôs que o Banco do Nordeste possa criar subsidiárias “integrais ou controladas”. O texto foi enviado ao Congresso Nacional e não tem data de análise. Por se tratar de um projeto de lei, é necessária a maioria simples dos votos da Casa, em turno único. O texto ainda não possui relator designado.

R7
Portal Santo André em Foco

Os médicos que acompanharam a cirurgia de Jair Bolsonaro afirmaram nesta segunda-feira (14) que o procedimento cirúrgico foi bem sucedidos, mas o ex-presidente permanece na UTI (Unidade Terapia Intensiva), já que precisa de “cuidados específicos do pós-operatório”, em razão do prolongado procedimento que levou 12 horas para ser finalizado.

Segundo o cardiologista Leandro Echenique, quando se faz uma operação deste porte, o corpo do paciente fica mais inflamado, e isso pode levar a uma série de intercorrências, exigindo monitoramento da pressão arterial e ações para possíveis infecções.

”Todas as medidas preventivas vão ser tomadas. Ele está na UTI por ser uma operação muito delicada e prolongada. Não existe previsão de alta, pois o importante é que ele saia 100% recuperado”, afirmou.

O procedimento foi feito pelo Dr. Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica. Ele explica que os profissionais precisaram de cerca de 2 horas para conseguir acessar a cavidade abdominal de Bolsonaro, e outras 4 horas para fazer a liberação das aderências. “É importante saber que não está escrito nos livros o que a equipe deve fazer. Assim, nós tomamos a decisão com base no que foi achado. Nós fizemos o ‘arroz com feijão’ e o resultado foi satisfatório”, afirmou.

Segundo Birolini, as aderências se formam quando as alças abdominais ficam agrupadas, e não soltas como acontece com quem nunca teve que passar uma intervenção cirúrgica no local. Ou seja, todo paciente que passa por cirurgia abdominal tem essas aderências, que podem ser assintomáticas ou virar um quadro mais sério.

Ainda segundo os médicos, Bolsonaro continua se alimentando por via venosa e, até o momento, não há previsão para que a alimentação oral seja retomada. “Não esperamos uma evolução rápida, porque o intestino precisa descansar e desinflamar para podermos retomar a alimentação oral”, pontuou Birolini.

Além disso, ele não descarta o surgimento de novas aderências, mas a equipe médica não tem pressa neste pós-operatório, cujas primeiras 48 horas são as mais críticas. O médico também explicou que não houve intercorrências no procedimento, mas destacou que o momento mais tenso foi a abertura da cavidade abdominal, já que o risco de perfuração era maior. “Porém, encontramos exatamente o que esperávamos”, afirmou.

Entenda o caso
A cirurgia que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido neste domingo (13) ocorreu “sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue”, diz o boletim médico emitido pelo Hospital DF Star. O procedimento levou 12 horas para ser feito. “A obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderências”, diz o documento divulgado ontem.

A cirurgia terminou por volta das 21h30 e Bolsonaro segue na UTI, “estável clinicamente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, nutricional e prevenção de infecções”.

Bolsonaro passou mal durante uma agenda no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (11), quando sentiu dores e distensão abdominal. O ex-chefe do Executivo foi levado, em um primeiro momento, até um hospital em Natal (RN), onde recebeu os atendimentos iniciais. Após o quadro se estabilizar, Bolsonaro foi transferido para Brasília, onde passou pela cirurgia.

O problema no intestino de Bolsonaro é consequência do ataque que ele sofreu em 2018, quando foi esfaqueado na barriga. Esta é sétima cirurgia que Bolsonaro precisa ser submetido desde o incidente.

Boletim médico Bolsonaro
“O ex-Presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido a cirurgia de extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal. O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue. A obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderências. Encontra-se no momento na Unidade de Terapia Intensiva, estável clinicamente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, nutricional e prevenção de infecções.

R7
Portal Santo André em Foco

Três trechos de praia do Litoral paraibano foram considerados impróprios para banho neste final de semana, segundo relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (11) pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Todos os pontos estão localizados em João Pessoa. O estudo, que analisou a qualidade da água entre 7 e 9 de abril, vale até a próxima atualização, em 17 de abril.

Os locais monitorados em Mataraca, Baía da Traição, Conde, Lucena, Cabedelo e Rio Tinto tiveram as águas classificadas como próprias para atividades recreativas.

O monitoramento é realizado semanalmente, com coleta de amostras em 33 trechos do litoral. O próximo boletim deve ser divulgado na quarta-feira (17).

Lista de praias impróprias para banho na Paraíba
João Pessoa

  • Praia dos Seixas, em frente à galeria de águas pluviais
  • Praia de Jacarapé, ao final da Rua Manoel Cândido Soares
  • Praia de Jacarapé, em frente a desembocadura do Rio Cuiá

g1 PB
Portal Santo André em Foco

Uma adolescente, identificada como Simone de Cássia Galdino, de 15 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica ao retirar o celular da tomada após banho em casa, na sexta-feira (11), no município de Riacho de Santo Antônio, no Cariri da Paraíba.

De acordo com a Polícia Civil, Simone estava tomando banho e resolveu retirar o aparelho celular que estava carregando em uma tomada do banheiro. Quando ela retirou o carregador do celular da tomada, sofreu um forte choque elétrico e caiu desacordada.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e chegou a prestar os primeiros socorros à vítima, mas a adolescente não resistiu a gravidade dos ferimentos ocasionados pela descarga elétrica e morreu ainda no local.

A Prefeitura de Riacho de Santo Antônio emitiu nota lamentando o falecimento de Simone e suspendeu as aulas da rede municipal na sexta e um campeonato de futsal que aconteceria no mesmo dia.

g1 PB
Portal Santo André em Foco

As seis dezenas do concurso 2.852 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 37 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Agência Brasil
Portal Santo André em Foco

No decorrer do dia de hoje o tempo deverá permanecer estável,, No entanto, no período noturno existe a possibilidade da ocorrência de chuvas localizadas em áreas da região do Alto Sertão.


AESA
Portal Santo André em Foco

Página 1 de 6493
© 2019 Portal Santo André em Foco - Todos os Direitos Reservados.

Please publish modules in offcanvas position.