Permanece a condição de instabilidade sobre o setor centro/leste da Paraíba, associada ao deslocamento de nuvens de chuva oriundas do oceano Atlântico em direção à costa leste da região Nordeste do Brasil, em particular sobre a costa leste da Paraíba, trazidas pelos ventos alísios de sudeste (ventos em baixos níveis da atmosfera). Com isso, são esperadas chuvas significativas, para as próximas 48 horas, sobre áreas isoladas da região do Litoral, podendo se estender de forma localizada sobre as regiões Brejo e Agreste. As temperaturas máximas registradas na tarde de ontem em Bananeiras; 28,1ºC, Cabaceiras; 32,6ºC, Campina Grande; 28,3ºC, João Pessoa; 29,7ºC, Monteiro; 31,6ºC, Patos; 35,0ºC, Picuí; 32,4ºC e Sousa; 34,8ºC e, as mínimas registradas na madrugada de hoje em Bananeiras; 20,0ºC, Cabaceiras; 21,6ºC, Campina Grande; 20,0ºC, João Pessoa; 22,0ºC, Monteiro; 18,8ºC, Patos; 24,5ºC, Picuí; 21,2ºC e Sousa; 22,5ºC.
Fonte: AESA.
Portal Santo André em Foco
A Comissão de Infraestrutura (CI) ouvirá na terça-feira (20), a partir das 9h, o ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele apresentará o plano de trabalho da pasta para os próximos dois anos.
A audiência pública atende a requerimento (REQ 4/2025 - CI), do senador Confúcio Moura (MDB-RO), para quem o debate contribuirá para o setor, “garantindo que as ações governamentais estejam alinhadas às reais necessidades da população”.
É a segunda vez que o ministro comparecerá a audiência pública no Senado. Sua primeira participação foi em março de 2023, em audiência conjunta da CI com a Comissão de Desenvolvimento Regional, também para debater os planos da pasta.
Filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), Renan Filho é senador licenciado e assumiu o ministério em 2023, no início do atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Agência Senado
Portal Santo André em Foco
Evangelho (Jo 13,16-20)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou, em seu sangue derramado.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16 "Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17 Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. 18 Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: 'Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar.' 19 Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20 Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Canção Nova
Portal Santo André em Foco
15 de Maio - quinta-feira
GAROTA DO MOMENTO - Globo
Geraldo revela para Zélia, Beatriz e Basílio onde está enterrado o corpo de Valéria. Juliano tem uma crise de raiva diante de Clarice e Gregório. Gregório confessa seu amor por Clarice. Bia se incomoda quando Ronaldo afirma estar namorando Camila. Maristela sugere que Juliano ameace despejar Carmem. Basílio provoca Juliano na frente de Raimundo. Lígia comenta com Teresa que teme estar grávida. Jacira pede ajuda para ter informações de Alfonso. Carmem recebe uma ordem de despejo.
DONA DE MIM - Globo
Marlon recebe o apoio de Leo. Kami visita Ryan no hospital do presídio. Marlon afirma a Bárbara que não irá mais viajar, e Alan os observa. Alan revela a Marlon que ele ainda pode ser policial. Leo e Marlon têm uma conversa respeitosa. Bárbara vai para Miami. Há uma passagem de tempo. Marlon se forma na Polícia Militar. Yuri garante a Ryan que irá libertá-lo da prisão.
VALE TUDO - Globo
Ivan fica indignado com as acusações de Raquel. Maria de Fátima avisa a Odete que conseguiu separar a mãe de Ivan. Heleninha fica animada ao saber que Ivan estará presente no campeonato de xadrez em sua casa. Celina hospeda Laís e Cecília em sua casa. Maria de Fátima se mostra interessada no campeonato de xadrez, e Afonso acaba a convidando. Marco Aurélio pede ajuda a Cláudia para encontrar sua mala com os dólares, e descobre que Rubinho pode ter etiquetado a mala errada. Freitas é orientado por Marco Aurélio a vasculhar a vida de Raquel. Ivan é recebido com hostilidade por Raquel na inauguração de seu restaurante.
Gshow
Portal Santo André em Foco
Horóscopo do dia
F5
Portal Santo André em Foco
O poder do Sangue de Cristo
O poder do Sangue de Cristo, preço do nosso resgate que foi pago com o derramamento do Seu preciosíssimo Sangue: Você já fez a experiência com o preciosíssimo Sangue de Jesus?
Após a queda de nossos primeiros pais (cf Gn 3), Deus proporcionou aos homens um caminho de salvação em Seu Filho Jesus Cristo. Ele se torna mediador entre Deus e os homens a fim de libertá-los do pecado.
Como isso ocorre? “De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). O preço do nosso resgate foi pago com o derramamento do Seu preciosíssimo Sangue na Cruz.
O que a Igreja ensina sobre o culto ao Sangue de Cristo?
É um penhor de salvação e de vida eterna. Por isso incentiva os fiéis a fazerem comunhões sacramentais frequentes. O valor superabundante desse Sangue precioso é inestimável, uma só gota pode salvar o mundo todo de toda culpa.
Então, como poderemos “tocar” no poder do Sangue de Jesus, obter graças, curas extraordinárias e vencer o Mal que nos assola?
A forma mais eficaz e palpável é a Eucaristia, pois ali se encontram o Corpo e o Sangue de Jesus; o mesmo sangue derramado no calvário, ali está. Quando o recebemos dignamente, ele purifica, cura e liberta. O Sangue de Jesus tem poder para refrear nossas paixões e purificar-nos do pecado.
O poder do Sangue de Cristo
Quero convidá-lo a fazer a experiência com o poder do Sangue de Cristo: “Senhor, pelo poder do Teu preciosíssimo Sangue, salve a minha família! Cura-me! Salva-me! Liberta-me!
Pelo poder do Sangue de Jesus, peçamos a salvação do mundo, a conversão dos pecadores, a santificação da Igreja.
Proclame com autoridade: Eu creio no poder do Sangue de Jesus em minha vida. Amém!
Deus abençoe você!
Sua irmã,
Cássia Duarte Leal
Canção Nova
Portal Santo André em Foco
Wikipédia
Portal Santo André em Foco
Santo Isidoro, o Lavrador, conhecido como padroeiro dos camponeses e agricultores
Padroeiro
Padroeiro dos trabalhadores, camponeses e agricultores de algumas cidades espanholas e italianas.
Resumo
Nascido em Madrid, por volta de 1070, Isidoro torna-se santo rezando, trabalhando nos campos e partilhando os seus bens com os mais pobres. Um agricultor que, junto com a sua esposa, a Beata Maria de la Cabeza, esperou com empenho no trabalho dos campos, colhendo pacientemente a recompensa celestial ainda mais do que os frutos terrestres, e foi um verdadeiro modelo de agricultor cristão.
Trabalho e Oração
Apesar de trabalhar arduamente no campo, participava todos os dias da Eucaristia e dedicava muito espaço à oração, tanto que alguns colegas invejosos o acusavam, aliás, injustamente, de se afastar horas do trabalho. Inveja não falta, mas ele supera tudo também graças à ajuda de sua esposa Maria. Dessa maneira, revelou a profunda relação e importância entre trabalho santificado e oração.
Matrimônio
Com sua esposa, Maria de La Cabeza, viveu um casamento que sempre se caracterizou pela grande atenção aos mais pobres, com quem compartilhavam o pouco que possuíam. Ninguém saiu de Isidoro sem ter recebido algo. Os dois se santificaram mutuamente e Maria também foi reconhecida pela Igreja como Beata.
Morte e canonização
Morreu em 15 de maio de 1130. Foi canonizado em 12 de março de 1622 pelo Papa Gregório XV. Seus restos mortais estão preservados na igreja madrilena de Sant’Andrea.
A minha oração
“Querido santo, tu nos dá testemunho de que oração e trabalho são pilares de espiritualidade. Mostra-nos que a caridade advém também dessa experiência. Interceda para que tenhamos boas colheitas, interceda para que sejamos trabalhadores exemplares e pessoas generosas por excelência. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”
Santo Isidoro lavrador, rogai por nós!
Canção Nova
Portal Santo André em Foco
Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em maio e junho que ganham até dois salários mínimos podem sacar, a partir desta quinta-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2025 (ano-base 2023). A quantia está disponível no Portal Gov.br.
Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará pouco mais de R$ 4,5 bilhões neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto. O trabalhador pode conferir a situação do benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Neste ano, R$ 30,7 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2025 será pago a 25,8 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, cerca de 22 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão o PIS e 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento. O saque iniciará nas datas de liberação dos lotes e acabarão em 29 de dezembro de 2025. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho.
Quem tem direito
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2023. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 126,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.518.
O abono salarial não se confunde com as cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, que estão sendo sacadas por meio de outra plataforma, lançada em março deste ano. O antigo fundo abriga cotas de cerca de 10,5 milhões de trabalhadores formais antes da Constituição de 1988. O abono salarial beneficia trabalhadores com carteira assinada após a Constituição de 1988 com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Pagamento
Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.
Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.
O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.
Quem não é correntista da Caixa ou do Banco do Brasil e tem direito ao benefício também pode sacar o valor por meio do Portal Gov.br, no serviço "Receber o abono salarial", mas é necessário ter conta prata ou ouro.
Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.
Agência Brasil
Portal Santo André em Foco