banner 2017 b

Educação

Resultado de imagem para Fies 2018 abrirá inscrições nesta segunda-feira (19)As inscrições para o Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começarão nesta segunda-feira (19) e irão até o dia 28 de fevereiro. O programa oferece créditos para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas.

Como se inscrever

  1. Os candidatos devem acessar o site http://fiesselecao.mec.gov.br e clicar em "Primeiro Acesso".
  2. Depois disso, é preciso digitar o CPF e a data de nascimento. O sistema buscará o boletim de desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pedirá que sejam registrados uma senha de acesso e um e-mail.
  3. Em seguida, o candidato deve entrar em seu e-mail e abrir a mensagem enviada pelo Fies. Haverá um link de ativação para que o estudante possa se inscrever no programa.
  4. Depois de ativar, é preciso retornar ao site do Fies Seleção e clicar em "já sou cadastrado".
  5. Agora, é só digitar a senha e o e-mail cadastrados.
  6. O candidato precisará preencher os dados pessoais e informar a renda de cada membro de sua família (que more no mesmo domicílio).
  7. Para concluir a inscrição, o estudante deve escolher uma das modalidades do Fies e, em seguida, selecionar até 3 opções de curso.
  8. É possível mudar a opção de curso até o dia 28 de fevereiro, quando acabam as inscrições.

Requisitos
Para disputar as vagas, é necessário cumprir dois requisitos:

  • ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero).
  • possuir renda familiar mensal bruta per capita de: a) até 3 (três) salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies; b) de 3 (três) a 5 (cinco) salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies (quando o agente financeiro é o banco).

Modalidades do Fies
O novo Fies tem duas modalidades:

Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipo de financiamento, o pagamento será feito com juros zero.

Caso o estudante se encaixe nessa faixa de renda, só poderá participar do P-Fies se não houver vaga para o curso desejado na primeira modalidade.

P-Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos. Nessa modalidade, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco).

Pagamento
Os candidatos aprovados no Fies, que tenham renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, deverão pagar durante o curso, mensalmente, uma taxa de coparticipação.

Após a conclusão da graduação, o estudante quitará a dívida de acordo com sua realidade financeira. A parcela a ser paga por mês dependerá de sua renda.

Notas de corte
Todos os dias, até o encerramento das inscrições, o sistema do Fies informará a nota de corte parcial de cada curso que participa do programa. Ela é calculada com base no desempenho no Enem de todos os inscritos e o número de vagas disponível.

O candidato pode usar essa nota de corte como referência para escolher um curso em que tenha mais chance de ser aprovado. É possível mudar a opção de graduação até o dia 28 de fevereiro.

Ordem de preferência
Além da nota do Enem, há outros critérios para selecionar candidatos. Em ordem de prioridade, estão os seguintes perfis:

  1. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  2. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  3. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  4. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Resultados
Os resultados serão publicados em 5 de março de 2018 para a modalidade Fies. Para o P-Fies (financiado por bancos), a lista de aprovados sairá em 12 de março.

Prouni
Aqueles candidatos que já são bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (Prouni) podem buscar uma vaga no Fies para financiar os 50% da mensalidade.

Não é permitido que um estudante use o Prouni em uma universidade e o Fies em outra, ao mesmo tempo.

G1
Portal Santo André em Foco

Resultado de imagem para OAB-PBA Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), divulgou a lista de candidatos da Paraíba aprovados no XXIV Exame de Ordem Unificado. A relação com todos os aprovados foi publicada pelo Conselho Federal da OAB nesta segunda-feira (19).

Esse resultado é preliminar e o candidato que quiser recorrer do resultado deve apresentar o recurso por meio do site da FGV ou no endereço da OAB a partir das 12h desta terça-feira (20) até às 12h da sexta-feira (23).

A OAB também disponibilizou a consulta individual ao espelho de correção e ao espelho de prova da prova prático-profissional. Para conferir, é necessário inserir o CPF e a senha criada pelo candidato.

O resultado final do XXIV Exame de Ordem Unificado, considerando as interposições de recursos, deve ser divulgado no dia 6 de março.

G1 PB
Portal Santo André em Foco

Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (Foto: Krystine Carneiro/G1)Estão abertas a partir desta segunda-feira (19) as inscrições na seleção do cursinho pré-Enem do campus I da Universidade Federal da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, com 80 vagas. Segundo o edital, as inscrições devem ser feitas em dias úteis, das 18h às 20h, na sala CAB 107 da Central de Aulas do campus I, até o dia 28 de fevereiro.

O curso é gratuito e destinado a concluintes ou a estudantes que concluíram o ensino médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escola pública ou como bolsista integral de instituição particular de ensino. Para se inscrever, os candidatos precisam comprovar renda familiar de até três salários mínimos e residir em bairros populares da Região Metropolitana de João Pessoa.

A seleção vai ser feita por meio da análise da ficha de inscrição, disponível no anexo I do edital, e das cópias dos documentos entregues pelos candidatos. A divulgação do resultado está prevista para o dia 16 de março, a partir das 17h, no site do Programa de Educação Tutorial (PET) da universidade.

As aulas começam no dia 2 de abril e acontecem de segunda à sexta-feira, das 19h às 21h40, no auditório da Central de Aulas, no campus I.

G1 PB
Portal Santo André em Foco

EstudantesO Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o prazo para estados e municípios aderirem ao Programa Mais Alfabetização, criado para apoiar escolas no processo de alfabetização dos estudantes do primeiro e do segundo anos do ensino fundamental. O novo prazo termina na próxima quinta-feira (22).

A adesão deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para as escolas, o prazo de adesão vai até 23 de fevereiro. A expectativa é atender a 4,2 milhões de alunos em aproximadamente 200 mil turmas em todo país.

Segundo o MEC, serão investidos R$ 200 milhões no pagamento de assistentes pedagógicos para auxiliar os professores em sala de aula. Os candidatos a assistente devem, obrigatoriamente, passar por um processo de seleção elaborado pelos municípios.

O Mais Alfabetização faz parte da Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017 para combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização. O conjunto de iniciativas terá investimento total de R$ 523 milhões.

Adesões

O MEC ainda não tem um balanço sobre o número de adesões, mas a pasta explicou que a prorrogação de prazo é normal quando se trata de estados e municípios. “Principalmente quando se abre um novo programa, onde os municípios ainda precisam se familiarizar com um novo processo, como no caso do Mais Alfabetização”, informou a pasta. Esta é a segunda vez que o ministério prorroga o prazo de adesão ao programa.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, lembrou que a primeira prorrogação de prazo foi feita a pedido da própria entidade ao MEC, por causa da quantidade de municípios que ainda não tinham conseguido fazer a adesão. “Temos um grande número de gestores que precisavam conhecer melhor o programa, e pediram mais tempo para o processo”. Segundo ele, em Minas Gerais muitos municípios solicitaram o adiamento.

Costa Lima acredita que o número de adesões vai ser superior a 80%. “Nosso interesse é ter todos os municípios participando do programa. É um programa que só vem a somar, pois sabemos que a alfabetização precisa de um acompanhamento quase individualizado, e com o assistente pode otimizar mais o tempo do professor. É o tipo de apoio que nunca é demais”.

Agência Brasil
Portal Santo André em Foco

Imagem relacionadaComeça na próxima segunda-feira (19) uma seleção para ocupação de 254 vagas nas residências univerisitárias dos campi II, em Areia, e III, em Bananeiras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As inscrições vão até o dia 3 de março. Confira o edital no site da Instituição.

Em Areia, são 167 vagas para homens e 55 para mulheres. Já em Bananeiras, são 24 vagas para os homens e 8 para mulheres. O auxílio é a permissão de acesso e uso da residência para a qual o aluno for contemplado e também dá acesso a todas as refeições diárias do Restaurante Universitário.

A inscrição e o cadastro dos estudantes serão realizados exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), com login e senha, no período de 19 de fevereiro a 3 de março de 2018.

Para se candidatar, é preciso estar regularmente matriculado nos cursos presenciais de graduação da UFPB e cursando, pelo menos, 50% das disciplinas do período letivo em vigência, além de comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Outros requisitos podem ser vistos no edital.

O processo de avaliação e de seleção será realizado pela equipe de assistência social dos campi e da Prape. O resultado final será divulgado no site da Prape no dia 4 de abril.

G1 PB
Portal Santo André em Foco

Resultado de imagem para Candidatos aprovados no ProUni têm até dia 23 para comprovar informaçõesComeçou nesta quinta-feira (15) o prazo para a comprovação das informações dos candidatos pré-aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). O procedimento deve ser feito na universidade onde o candidato vai estudar até a próxima sexta-feira (23).

As informações que devem ser comprovadas dizem respeito ao cadastro, residência e renda do candidato e da família. A instituição também poderá solicitar informações complementares.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nesta edição, foram ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas. Podem concorrer ao benefício brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota superior a 450 pontos e que não tenham zerado a prova.

É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos um dos requisitos a seguir: ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em instituição privada como bolsista integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

A segunda chamada do processo seletivo está prevista para ser divulgada no dia 2 de março.

Agência Brasil
Portal Santo André em Foco

Resultado de imagem para Gira Mundo FinlândiaEstão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio gratuito para professores Gira Mundo Finlândia. Podem participar da seleção professores efetivos da rede estadual de ensino da Paraíba. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15). As inscrições seguem até 7 de março exclusivamente pela internet.

Vão ser concedidas até 80 bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior (DEJ) para os professores selecionados, no valor de 1,3 mil euros e mais 1,3 mil euros de auxílio-deslocamento, com duração máxima de dois meses. O auxílio financeiro para o seguro saúde será disponibilizado no valor equivalente a 300 euros.

Desse total de bolsas, 40 são para a Häme University of Applied Sciences (HAMK), na cidade de Hämeenlinna, e 40 para a Tampere University of Applied Sciences (TAMK), na cidade de Tampere, ambas da Finlândia. Os selecionados vão ter participar de aulas, visitas e outras atividades nas instituições.

O intuito é que os professores desenvolvam atividades relacionadas às áreas de educação básica, ferramentas digitais na educação, educação profissional (VET) e aprendizagem baseada em projetos e problemas (PBL).

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 23 de abril. As atividades dos professores serão exercidas entre os meses de agosto a outubro de 2018 para o primeiro grupo e entre os meses de outubro a dezembro de 2018 para o segundo grupo.

G1 PB
Portal Santo André em Foco

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) começa cadastro de convocados na primeira chamada para 2018.1 (Foto: Marinilson Braga/UFCG)Os candidatos que foram convocados na primeira chamada da lista de espera da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), devem começar a fazer o cadastro nesta quinta e sexta-feira (15 e 16). O cadastro é necessário para que o candidato confirme o interesse em assumir a vaga.

Segundo a UFCG foram convocados 1.748 candidatos da lista de espera, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A chamada foi publicada na última sexta-feira (9).

O cadastramento será realizado das 8h às 11h e das 14h às 17h (horário local), na coordenação do curso para qual o estudante foi classificado. O procedimento é obrigatório para garantir a vaga na UFCG e deverá ser feito presencialmente pelo candidato ou por procurador legalmente constituído para esse fim, com toda a documentação exigida no edital.

Na terminologia oficial da UFCG, cadastramento e matrícula são procedimentos diferentes. O cadastramento é o procedimento por meio do qual o candidato aprovado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define as disciplinas que irá cursar em cada período letivo.

Matrícula

Depois que fizerem o cadastro para mostrar interesse na vagas, os candidatos convocados terão que fazer a matrícula em disciplinas no dia 3 de abril, na coordenação do curso para o qual foi selecionado. As aulas do período 2018.1 terão início no dia 9 de abril.

Chamadas

Ainda segundo a UFCG, para este período ainda estão previstas até oito chamadas para os inscritos na lista de espera para cursos da UFCG, conforme a existência de vagas. Cada uma delas respeitará a classificação para vagas de ampla concorrência e as reservadas para cotas. A segunda chamada será divulgada na próxima segunda-feira (19).

G1 PB
Portal Santo André em Foco

Vagas são para os campi de João Pessoa e Areia. (Foto: Krystine Carneiro/G1)A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com seleção aberta para os cargos de professor adjunto e professor assistente. São seis vagas que abrangem os campi de João Pessoa e Areia. Confira o edital publicado no Diário Oficial da União.

As vagas são para as áreas de Cirurgias de Cabeça e Pescoço, Doenças Prevalentes do Sistema Endócrino/Internato, do Centro de Ciências Médicas, Expressão e Representação Gráfica, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia no Aparelho Locomotor, do Departamento de Fisioterapia, História da Arte, do Departamento de Artes Visuais e Etologia e Animais Silvestres, do Departamento de Zootecnia.

O edital foi publicado na última sexta-feira (9) e as inscrições podem ser feitas até trinta dias após a publicação do edital, nos departamentos específicos de cada área. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a titulação exigida para o cargo, podendo variar entre R$ 57,00 e R$ 197,00.

A remuneração para o cargo varia entre R$ 2.304,66 e R$ 9.878,28, dependendo da carga horária e da titulação do candidato.

O concurso consistirá de prova escrita, com caráter eliminatório, prova didática, com caráter eliminatório, prova de plano de trabalho, com caráter eliminatório e exclusiva para a classe Adjunto, e exame de títulos, com caráter classificatório. As provas serão aplicadas em dia, hora e local a serem ainda divulgados pela universidade.

G1 PB
Portal Santo André em Foco

Página 1 de 47